quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pedalando em Braga: Pedro Carvalho

Pedro Carvalho tem 30 anos e vive na cidade de Braga (Portugal). Há vários anos que usa a diariamente bicicleta como meio de transporte, nas suas deslocações do dia-a-dia. Vejamos o que tem para nos contar...

Há quanto tempo vais de bicicleta para o trabalho?
Aqui em Braga, há 2 anos. Ao início, o trânsito caótico chocava-me e ia apenas de Bus. Depois comprei a minha bici atual em segunda mão, e tenho-a usado diariamente. Quando estudei na Universidade de Évora, também usei a bici diariamente durante a licenciatura.

Porque decidiste começar a ir de bicicleta?
Sempre tive uma paixão enorme pela bicicleta, e desde novo que a bicicleta era o meio para muita diversão. O facto de Braga ter montes e corta-fogos era um incentivo para grandes corridas.

Para mim, a bicicleta foi uma extensão de mim próprio que me permitia chegar rapidamente a qualquer lugar na cidade.

Ter viajado por vários países fez-me acreditar que é possível viver na cidade e contribuir para uma melhor cidade usando a bicicleta. Quando voltei para Braga, aos poucos comecei a habituar-me ao trânsito.  

Que distância percorres nesse percurso? Que tempo demoras?
Normalmente, acho que são 2km. A duração varia com a pressa: 10 ou 15mins, para cada lado. 

Quais têm sido, no teu caso, as vantagens práticas de utilizar a bicicleta como meio de transporte preferencial?
Como eu preferencialmente não conduzo, só vejo vantagens práticas em relação ao Bus e a andar a pé. No meu dia-a-dia, desloco-me rapidamente a qualquer ponto do centro da cidade, ao meu ritmo, sem trânsito, sem desconforto. Qualquer poste, árvore ou corrimão serve para "estacionar". E os 20~30 minutos diários de exercício físico sempre ajudam com o bem-estar.  

De bicicleta só quando dá sol… ou também quando o tempo é mais agreste?
Normalmente uso o Bus nos meses de novembro, dezembro e janeiro e nos dias de chuva mais intensa. Nos restantes, uso um impermeável e o para-lamas na bici.

Que tipo de bicicletas tens?
Tenho esta Specialized Hardrock pro de 2004. É uma bicicleta incrível e muito bem construída. Como uso-a maioritariamente na cidade, troquei-lhe os pneus para estes mais urbanos. Durante os dias de chuviscos, uso um para-lamas da Topeak muito práticos de tirar e pôr. Tenho uma grande estima por esta bici e apesar de viver num apartamento, nunca a deixo nem na rua nem na garagem. Trago-a sempre aos ombros para casa. O número de bicicletas roubadas é assustador.

Qual o equipamento que usas no teu dia-a-dia de ciclista?
Por vezes, levo uma tshirt ou camisa para troca, e ando de bici com a roupa que uso. Prefiro ir mais devagar ou nas subidas levá-la à mão se tiver algum compromisso. Tenho um capacete que já teve mais utilização, um cadeado preso ao selim, uma campainha e, normalmente, uma mochila. Tenho grande confiança na minha bici e nunca levo ferramentas. Nada de luzes, porque não ando na estrada à noite.

Qual a tua ocupação atual?
Trabalhador-Estudante (de Informática).

O que dizem as pessoas quando lhes contas que vais regularmente de bicicleta para o trabalho/universidade?
Que faço bem e que se pudessem também faziam o mesmo. Concordam que o trânsito é o maior detrimento para o uso de bici.

Tens alguma peripécia relacionada com o uso da bicicleta, divertida ou interessante, que queiras partilhar?
O mais divertido é poder partilhar os passeios com boa companhia. Durante o ano passado fui a quase todas as massas críticas do Porto e gostei muito de poder fazer parte da massa e das amizades que fiz. Ainda não consegui ir a nenhuma cá em Braga mas espero ir finalmente na próxima.

Para meu descontentamento já vou no terceiro cadeado com esta bici. No primeiro, parti a chave dentro do cadeado e em frente a um hipermercado no centro. Arranjei uma serra e durante uns 15mins estive a serrar o cadeado… decidi não comprar mais um cadeado daquela largura! E ainda bem, porque o seguinte já foi dos com código. Uma estranha combinação de eventos levou a que o código deixasse de funcionar. E a serra voltou a ser usada em plena cidade...

Praticas algum tipo de desporto, para além do teu percurso diário de bicicleta?
Ando a tentar praticar parkour mas não vou longe. Corro de vez em quando.

O que pensas da cidade de Braga, no que se refere às infraestruturas rodoviárias existentes e à relação com os ciclistas?
Acho terrível. Ter visto o empenho que é feito noutras cidades para devolver a cidade às pessoas deixa-me triste que o mesmo não seja feito cá. A ciclovia existente aqui é, talvez feita com boa intenção, a meu ver muito inútil. Talvez daqui a uns anos, quando aquela zona se desenvolver, se torne útil.

Existe um percurso que faço que liga diretamente o centro ao extremo este da cidade, que se fosse pavimentado e cuidado seria uma excelente oportunidade para revitalizar a zona junto ao rio Este.

A nível nacional, o facto de as bicicletas ainda não terem prioridade sobre os restantes veículos no código de estrada, assim como outras medidas como poder usar a faixa bus, mostra que não há ainda uma vontade de mudar.

Pior ainda é a atitude dos condutores em geral. O ciclista é visto ainda como um empecilho na estrada e, muitas vezes, um alvo.  

Nota: Um dos percursos habituais do Pedro foi publicado há aqui há algum tempo e pode ser consultado nesta outra página.

1 comentário:

paulofski disse...

Excelente reportagem. Cumprimentos ao Pedro e ao bicireporter.