domingo, 22 de janeiro de 2012

Uma nova revista portuguesa sobre a Cultura da Bicicleta

Saiu recentemente a público uma nova revista trimestral dedicada a todos aqueles que gostam de bicicletas. Chama-se B - Cultura da Bicicleta, é escrita por uma equipa notável e vem trazer uma lufada de ar fresco à imprensa da especialidade em Portugal.

Apesar da ampla distribuição que teve este primeiro número, por todo o País, não foi nada fácil encontrar em Braga um exemplar disponível! Esgotou em todos os quiosques que a tiveram, e só encomendando um exemplar num deles foi possível receber finalmente a revista.

Tinha ouvido falar nela algures na Internet, e sabia que alguns dos membros da equipa eram pessoas bem conhecidas em Portugal no âmbito da promoção da "bicicultura". A equipa "B" inclui:

  • Pedro Carvalho, fundador da Bike magazine e amante do BTT;
  • Hugo "Boinga" Cardoso, outro amante do BTT, que também já colaborou regularmente com a Bike magazine, foi editor da revista Onbike Portugal e participa frequentemente na Cicloficina e na Massa Crítica do Porto);
  • Miguel Barroso, um arquiteto especializado na área da sustentabilidade que, para além de utilizar a bicicleta diariamente para o trabalho, é conhecido pelo seu famoso Lisbon Cycle Chic;
  • Sofia Torrão, engenheira, que recentemente redescobriu a bicicleta como meio de transporte;
  • Manuel Portugal, amante da fotografia e da bicicleta;
  • Edgar Antunes, de quem não sei muito mais, para além de ser um especialista operacional na área do grafismo e também gostar das duas rodas.

A capa do nº 1 da revista B destaca um artigo sobre "Os melhores destinos de BTT em Portugal". Confesso que o ciclismo desportivo não ocupa grande lugar na minha vida, mas reconheço que é sem dúvida aquilo que move mais ciclistas em Portugal. Ao ver esse tema destacado na capa, por momentos receei que talvez afinal esta revista não fosse bem aquilo que eu esperava. Mas mal a abri, vi que o conteúdo se destacava claramente de todas as outras revistas de bicicletas que tenho encontrado à venda por cá. O BTT continua a ocupar uma parte substancial da revista - e faz sentido, dado que é a modalidade de ciclismo mais popular - mas sob uma perspetiva diferente: a ênfase não é colocada nos componentes mecânicos, na tecnologia e nas técnicas de treino, mas sim na experiência, no prazer de pedalar, conviver ao ar livre e apreciar as paisagens. Gostei também de ver um artigo dedicado à temática ambiental, salientando a necessidade de assegurar a preservação dos trilhos e dos ecossistemas em torno deles.

Por outro lado, a revista acolhe também a temática do ciclismo utilitário, o desenvolvimento da bicicultura na Europa e em Portugal, e tem artigos dedicados à Massa Crítica e a algumas lojas e fabricantes de bicicletas portugueses. Para quem se interessa por ciclismo utilitário, este número apresenta um tipo de bicicleta diferente e especial - uma bicicleta de carga da marca dinamarquesa Bullit, com muito estilo e capacidade para "180 quilos de carga e ciclista". Um outro artigo interessante apresenta-nos o projeto Wheels 4 Life, que mostra como uma bicicleta aparentemente insignificante pode mudar radicalmente para melhor a vida de uma família ou de uma comunidade.

Vale a pena ler e, quem sabe, até mesmo assinar esta nova revista, que vem promover um estilo de vida saudável e sustentável. Parabéns à equipa B!

Sem comentários: