quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Queremos cidades mais amigas das bicicletas e dos ciclistas!

A bicicleta é um meio de transporte mais económico, mais saudável, mais ecológico, mais divertido e, muitas vezes (sobretudo na cidade), bem mais rápido que o automóvel. Apesar de todas estas vantagens, o uso da bicicleta nas nossas cidades ainda é muito pouco frequente, o que fica a dever-se em grande parte ao atraso na implementação de algumas medidas urgentes por parte dos decisores políticos.


Para que andar de bicicleta na cidade seja mais fácil, mais útil e mais seguro, creio que é necessário:


  • criar ciclovias nos principais eixos de circulação, incluindo as áreas centrais e não as limitando apenas às zonas periféricas das cidades (onde apenas serviriam para fins recreativos e/ou desportivos);
  • melhorar os pisos das zonas onde não seja viável a criação de ciclovias;
  • ajustar o ordenamento de trânsito (sinalização vertical e horizontal, etc.) de forma a melhorar o fluxo e a segurança de todos os transeuntes, incluindo a dos ciclistas;
  • criar parques de estacionamento de bicicletas em número suficiente e em localizações adequadas;
  • oferecer aos cidadãos aulas de condução e manutenção de bicicleta;
  • promover acções de sensibilização para automobilistas;
  • implementar serviços públicos de empréstimo ou aluguer de bicicletas.


Os exemplos de cidades como Amsterdão, Portland (Oregon, EUA), San Francisco (California, EUA) Copenhaga (Dinamarca), Berlim ou Barcelona, merecem ser devidamente estudados.

Queremos cidades mais seguras para todos os ciclistas (crianças, jovens e adultos). Queremos cidades mais evoluídas - onde a bicicleta possa ser usada por todos como um meio de transporte útil, seguro e agradável!

1 comentário:

Victor Domingos disse...

Este artigo inicial tem como segunda função permitir testar o sistema de comentários. Se estiver a ler esta mensagem, é porque está tudo ok e também você poderá já participar com as suas críticas, ideias ou sugestões! :-)