Este é o primeiro de uma série de artigos dedicados a quem quer começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte e ainda não sabe muito bem por onde começar. Tentaremos abordar diversos temas, desde a escolha da bicicleta à aprendizagem de um estilo de condução adequado.
1. Arranje uma bicicleta!
Não tem que ser um modelo topo de gama, mas convém que tenha o tamanho certo para si e que esteja devidamente afinada. De um modo geral, as bicicletas mais caras destinam-se à prática desportiva de alta competição: têm algumas características técnicas que podem até nem ser úteis ao utilizador comum e geralmente não dispõem dos acessórios mais voltados para o ciclismo utilitário. Além disso, uma bicicleta demasiado dispendiosa pode tornar-se também particularmente atraente para os ladrões.
Evite no entanto as "bicicletas de supermercado". Há bicicletas que são tão baratas que pura e simplesmente não são seguras ou fiáveis para quem vai fazer delas o seu meio de transporte. O barato pode sair caro e até causar alguns acidentes perigosos. Às vezes, pode ser melhor negócio uma bicicleta usada que se encontre em bom estado. Quem sabe, talvez algum familiar ou amigo tenha uma bicicleta que já não usa, encostada no fundo da garagem...
Se vai comprar uma bicicleta nova, saiba que há modelos concebidos especificamente para uso como meio de transporte urbano que, para além de serem confortáveis, incluem de série alguns acessórios indispensáveis: luzes, refletores, campainha, guarda-lamas, grelha bagageira. Pode ficar mais em conta um destes modelos do que comprar individualmente cada um desses acessórios para equipar uma bicicleta concebida para uso desportivo ou recreacional.
Para quem precisa de combinar frequentemente o uso da bicicleta com o carro ou os transportes públicos, uma bicicleta dobrável pode ser particularmente prática. Ocupa pouco espaço e tem também a vantagem de poder entrar consigo na maior parte dos locais onde for, diminuindo a probabilidade de roubo.
(continua...)
Sem comentários:
Enviar um comentário