[Este é o terceiro de uma série de artigos (ver artigo inicial, ver segundo artigo) dedicados a quem quer começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte e ainda não sabe muito bem por onde começar. Trata-se de uma série de artigos que aborda diversos temas, desde a escolha da bicicleta à aprendizagem de um estilo de condução adequado.]
7. Antes de começar a pedalar, verifique sempre:
- RODAS - Não devem estar empenadas, devem estar devidamente fixadas e os pneus devem estar à pressão recomendada pelo fabricante (entre outras coisas, ajuda a evitar o aparecimento de furos). Convém ir verificando também a eventual presença de anomalias na superfície dos pneus.
- TRAVÕES - Aplique força nas manetes dos travões para confirmar que estejam a funcionar corretamente. Verifique periodicamente os calços: tenha atenção à sua posição (deverão tocar unicamente no aro e nunca no pneu) e ao seu desgaste. Se estiverem gastos, deverão ser substituídos.
- CORRENTE - A corrente e todo o mecanismo de transmissão devem estar limpos, lubrificados e afinados. Se a transmissão da sua bicicleta não estiver a funcionar devidamente (por exemplo, se a corrente saltar ou não agarrar), podem ocorrer acidentes de gravidade mais ou menos imprevisível. Na dúvida, consulte um mecânico de bicicletas.
- SELIM e DIREÇÃO - O selim deve estar bem apertado e regulado a uma altura adequada. Não deve haver nenhuma folga entre o guiador e a roda dianteira - ou seja, não podem mover-se independentemente. Se notar alguma folga, peça de imediato ao seu mecânico de bicicletas para verificar a caixa de direcção.
- LUZES - Se vai circular antes do nascer do sol, ou se existe a possibilidade de ter de pedalar a partir do fim da tarde, certifique-se de que leva consigo um conjunto de luzes dianteira (branca) e traseira (vermelha). Se as suas luzes necessitarem de pilhas, certifique-se de que tem sempre as pilhas carregadas, bem como um par de pilhas suplentes.
(continua...)
Sem comentários:
Enviar um comentário