[Este é o segundo de uma série de artigos (ver artigo anterior) dedicados a quem quer começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte e ainda não sabe muito bem por onde começar. Trata-se de uma série de artigos que aborda diversos temas, desde a escolha da bicicleta à aprendizagem de um estilo de condução adequado.]
2. Escolher o vestuário para a sua pedalada diária
Há muitos ciclistas que só usam o vestuário concebido para o ciclismo profissional, mas poucos são os ciclistas urbanos que o fazem no dia-a-dia. Porque, apesar de ser confortável ao pedalar, esse tipo de vestuário implica uma despesa adicional considerável, não é nada prático em percursos curtos (obriga a trocar de roupa ao chegar ao trabalho, por exemplo) e, além do mais, não é nada fashion.
Por isso, uma boa notícia é que não tem de vestir-se de licra para usar uma bicicleta: a menos que vá fazer um percurso de muitos quilómetros ou participar numa competição, bastará a sua roupa normal de todos os dias. Use roupas confortáveis, mas evite roupas muito largas que possam prender-se nas rodas ou na corrente.
Dependendo da sua forma física, da cadência do seu pedalar, do tipo de percurso e do estado do tempo, pode ser necessário fazer pequenos ajustes. Muitas vezes, precisamos de menos roupa quando estamos em cima da bicicleta: o movimento dos músculos aquece o corpo. Mas noutras vezes, com o ar gelado da manhã ou com vento frio, pode dar jeito usar umas luvas e/ou um casaco ou corta-vento.
3. Não se esqueça das luzes!
Se vai usar a bicicleta ao início e/ou ao fim do dia, não saia de casa sem um conjunto de luzes frontal e traseira (verifique as pilhas!). Um conjunto de refletores e roupas claras são também úteis para circular em segurança na estrada.
4. Prepare-se para a chuva
Ao início, temos tendência para consultar a meteorologia, com receio de apanhar um dia de chuva. Mas depois acabamos por nos aperceber que é raro chover, e muito mais raro ainda chover o dia todo. Mas lá diz o ditado: um ciclista preparado vale por dois. Portanto, aqui ficam algumas dicas também em relação a este tópico.
Em primeiro lugar, uns guarda-lamas ajudam a evitar salpicos de água, lama e areia provenientes das rodas (quando chove, ou quando chão ainda está molhado).
Um bom fato impermeável pode ser vestido por cima da sua roupa normal e permitir-lhe-á chegar ao seu destino seco e confortável, mesmo nos dias de chuva intensa. Há modelos concebidos especificamente para ciclistas, que se ajustam para não ficarem presos na corrente e que permitem que a pele respire, mantendo no entanto uma excelente capacidade de retenção da água da chuva.
5. Leve consigo a sua bagagem
Um porta-bagagens, com ou sem alforges, é sempre útil, para levar a carteira, o almoço, uma muda de roupa e tudo o mais que precisar (não se esqueça de uma bomba e de um mini kit de ferramentas). Ao usar um porta-bagagens, sentimos menos o peso do que se usarmos uma mochila, e não acumulamos suor nas costas.
A verdadeira utilidade de um cesto e/ou uma grelha bagageira surge quando menos se espera. Isto é, a utilidade prática da bicicleta vem mais facilmente ao de cima: podemos passar pelo mini-mercado para fazer umas compras para o jantar, podemos levar uma muda de roupa para o trabalho, podemos levar o computador portátil para uma reunião com um cliente, etc.
6. Proteja a sua bicicleta
Se precisar de deixar a sua bicicleta sozinha durante algum tempo, é recomendável investir num bom conjunto de cadeados que lhe permitam prender o quadro e ambas as rodas. Há muita diversidade quer em termos de preços quer em termos de design dos cadeados. Os mais fiáveis tendem a ser aqueles em formato de U ou D, mas convém usar sempre dois modelos diferentes. Por exemplo, poderá utilizar um cadeado em U para prender o quadro e a roda traseira ao ponto de fixação no local de estacionamento e um cabo para prender ao quadro a roda dianteira.
É também boa ideia prender o selim ao quadro, sobretudo se aquele tiver um aperto tipo quick release (abertura fácil). Alguns ciclistas optam nesses casos por retirar e levar consigo o selim, quando deixam a bicicleta estacionada.
(continua...)
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