Tive estes dias a oportunidade de participar cá em Braga numa agradável tertúlia noturna, realizada no âmbito dos Encontros com Pedal.
Já andava há algum tempo para participar num desses encontros, mas ainda não havia sido possível conciliar agendas. Desta vez, o ponto de encontro era a esplanada do café Brasileira, no centro da cidade. Cheguei por volta das 22h e quase sem saber fiz parte do caminho pedalando lado a lado com um turista alemão, que também lá veio ter. Já estavam umas quantas bicicletas estacionadas junto à esplanada, num cenário que parecia enquadrar Braga num certo espírito amesterdanesco.
Arranjei cadeira, mandei vir um café e, em companhia de ciclistas, assisti a um serão que passou de concerto a sarau musical, com a guitarra a passar de mão em mão e músicos de varias nacionalidades a partilharem com o publico as suas melodias preferidas. Uma lufada de ar fresco nesta que é (ainda) uma cidade de popós.
Podia ser um evento cicloturístico. Podia ser uma prova de um qualquer ciclodesporto radical... Mas não. Era simplesmente um encontro descontraído numa esplanada do centro, em que as pessoas lá haviam chegado de bicicleta. Num cenário ideal, isto seria o normal de qualquer sexta-feira ou sábado à noite. Mas para já são apenas exceções que aos poucos se vão tornando numa nova regra.
Mais tarde, depois de algumas bebidas e muitas canções, houve um pequeno sorteio simbólico e no final fomos fazer um passeio - também ele simbólico - pela cidade. Eram mais de vinte bicicletas a circular pelas ruas de Braga, cuja vida noturna ainda pulsava a bom ritmo.
Parámos por volta das 1h da manhã à porta da Zenmotions, a empresa que patrocinara essa edição do evento. Lá dentro, para além de um espaço bonito e convidativo, havia chá, chá com vodka (gostaram da combinação?) e bolinho :-)
Depois de recarregadas as baterias e posta alguma conversa em dia, dirigimo-nos à rua de S. Marcos para devolver as bicicletas alugadas por alguns participantes. Braga ainda não tem um sistema público de bicicletas partilhadas, mas já tem bicicletas para alugar a turistas e não só.
Para alguns a pedalada terminava ali, mas para outros a noite continuaria ainda até mais tarde, na mesma esplanada onde havia começado. Tive ainda a oportunidade de conversar com o Carlos, que gentilmente se disponibilizou para ajustar a pressão dos meus pneus, e com o Sérgio, um dos organizadores dos Encontros com Pedal.
Regressei então a casa - de bicicleta, claro!
Foi bom partilhar algumas horas em tertúlia cultural - que é o que foi este Encontro com Pedal - com alguns utilizadores habituais da bicicleta como meio de transporte, e algumas pessoas que ainda estão a nutrir a sua vontade de passarem a dar um uso utilitário à bicicleta de forma regular.
Nesta página é possível visualizar as fotos do evento. A próxima edição (que promete!), está já agendada para o mês de setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário