quarta-feira, 30 de março de 2011

Portugal realiza pela primeira vez uma World Naked Bike Ride

Lisboa prepara-se para acolher este ano pela primeira vez a World Naked Bike Ride, um evento que se realiza anualmente em dezenas de cidades do mundo, e que não deixa ninguém indiferente. A data escolhida é, nem de propósito, o dia 5 de junho, decretado pelas Nações Unidas como Dia Mundial do Ambiente.

Um protesto pacífico, criativo e divertido contra a dependência do petróleo e a cultura do automóvel, ou a celebração da bicicleta e da individualidade do corpo humano. A nudez durante este evento simboliza a relativa vulnerabilidade do ciclista no trânsito.

A World Naked Bike Ride é um passeio de bicicleta internacional, em que as roupas são opcionais. Os participantes circulam em massa em meios de transporte de propulsão humana, como bicicletas, skates ou patins, com o objetivo de promover o ideal de um mundo mais limpo, mais seguro e mais positivo acerca do corpo humano.

A primeira Naked Bike Ride teve lugar em Saragoça, Espanha, em 2001. Dois anos mais tarde, Conrad Schmidt concebeu a World Naked Bike Ride depois de ter organizado outros eventos parecidos. O movimento começou a ganhar dimensão, de tal forma que em 2010, realizou-se já em 17 países, num total de 74 cidades, dos EUA ao Reino Unido, da Hungria ao Paraguai.

A partida da primeira World Naked Bike Ride portuguesa será do Parque Eduardo VII, em Lisboa. O lema é "pedala o mais nu que conseguires", ou seja, os participantes até podem ir vestidos, se assim preferirem. O pelotão irá então pedalar nu ou com a menor roupa possível, desde o Parque Eduardo VII até à torre de Belém.

Mais informações sobre este evento em Lisboa, no blog do projeto:

worldnakedbikeridelisboa.blogspot.com

O seguinte vídeo mostra como um evento deste género consegue mobilizar as pessoas. Foi filmado em 2010, aqui bem perto, em Londres.

Sem comentários: