quarta-feira, 9 de março de 2011

Um ano a pedalar para o trabalho

Hoje é um dia especial! Faz hoje um ano que comecei a ir de bicicleta para o trabalho e a deixar o carro em casa.

É da praxe, nestas ocasiões, fazer-se um balanço do que correu bem ou mal, das metas alcançadas, etc. Pois bem, com cerca de 2950km percorridos (90% dos quais em deslocações utilitárias), o balanço parece-me ser francamente positivo.

Num ano inteiro, poucos foram os dias em que usei o carro para me deslocar para o emprego. Aprendi a lidar com o sol, com o calor, e também com o frio e a chuva. Pus de parte o receio do trânsito e aprendi a circular de bicicleta na rua, juntamente com os demais veículos. E vi que tudo isso era afinal mais fácil do que parecia inicialmente.

Continuo a não saber nada de mecânica, mas já sei o nome das principais peças da bicicleta, e consigo tratar daqueles pequenos ajustes que vão sendo necessários no dia-a-dia.

Pelas minhas contas, ao ter deixado o carro em casa, poupei este ano mais de 300 euros em combustível, e praticamente outro tanto em manutenção do automóvel. Alem disso, a bicicleta permitiu-me poupar 5 a 10 minutos em cada viagem. O suficiente para passar a almoçar em casa mais vezes, uma opção bem maus saudável e mais económica do que comer fora todos os dias.

Há um ano atrás, diria que Braga não era uma boa cidade para pedalar. Hoje, contudo, estou convencido de que é uma cidade com um enorme potencial para o uso massificado da bicicleta como meio de transporte. É preciso algumas infra-estruturas essenciais, alguma sensibilização aos automobilistas e, sobretudo, que as bicicletas já existentes saiam à rua. Não só para servirem a sua função de meio de transporte, mas também como veículos que representam um estilo de vida mais saudável e mais amigo do ambiente. E mais agradável também!

Fiquei muito agradado ao confirmar em janeiro que afinal sempre há mais bracarenses a pensar como eu. A primeira Massa Crítica realizada em Braga contou com 8 participantes (e eu nem sequer era um deles). A de fevereiro teve quase o dobro da adesão, um aumento que testemunha, na minha opinião, uma vontade latente de boa parte da população de vir para a rua pedalar livremente e em segurança.

A verdade é que todos os dias me cruzo em Braga com alguns ciclistas que vão na sua bicicleta até ao trabalho, até à universidade, ou até ao café. Alguns só quando está sol, outros mesmo que chova a cântaros.

Não, não estamos sós. E, com a gasolina a mais de 1,50 euros por litro, cada vez fará mais sentido ponderar formas de transporte alternativas. A bicicleta é o melhor meio de transporte individual para percursos curtos ou médios, e estou certo de que o seu uso continuará a aumentar em cidades como Braga, Porto ou Lisboa. Basta olhar em volta e ver os exemplos das principais capitais europeias, que têm dado importantes passos nesse sentido...

2 comentários:

Pedro disse...

Parabéns!

São testemunhos como o seu que tem que motivar mais gente a andar de bicicleta!

Eu tenho filhos e quero oferecer-lhes um lugar melhor para viverem! Desde já apelo a todos os pais/avós/tios/primos pensarem um pouco na vida dos seus descendentes e que dividas lhes deixamos!

Pedale por um futuro melhor e tire prazer disso!

Victor Domingos disse...

Obrigado pelo seu comentário! Sim, o que faço no dia-a-dia é pedalar por um presente e um futuro melhor. O prazer vem por acréscimo ;-)