Encontra-se a decorrer, por iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), uma petição dirigida à Assembleia da República, com o objectivo de promover a alteração do Código da Estrada, defendendo os direitos de ciclistas e peões.
De acordo com o texto da petição, "a bicicleta não pode ser encarada apenas como mero equipamento desportivo ou recreativo, mas antes como um normal modo de transporte que deve ser incentivado enquanto alternativa socialmente responsável às pequenas deslocações de automóvel, sobretudo numa altura em que urge reduzir a dependência da energia fóssil e a emissão de gases com efeitos de estufa".
É que, apesar de em diversos países europeus a legislação contemplar já um vasto conjunto de medidas destinadas à proteção dos peões e dos ciclistas, em Portugal continuamos a ter um Código da Estrada que "não protege o ciclista, contendo até normas que encorajam comportamentos de risco por parte de outros utilizadores da via pública, designadamente os automobilistas".
Esta é uma iniciativa que saudamos com entusiasmo. Não só porque queremos ruas e estradas mais amigas dos ciclistas, mas também - e sobretudo - porque acreditamos num futuro melhor para as nossas cidades e vilas e num estilo de vida mais saudável e mais agradável para as pessoas que nelas habitam e laboram.
A petição "Alteração do Código da Estrada Reforçando Direitos de Ciclistas e Peões" pode ser lida e assinada a partir do seguinte endereço:
www.peticaopublica.com/?pi=proque
Sem comentários:
Enviar um comentário