Realizou-se na passada 6ª feira, dia 28 de janeiro, a primeira Massa Crítica (ou Bicicletada) de Braga, cujo percurso se reproduz abaixo.
O evento contou com a participação de 8 ciclistas. Um número um tanto ou quanto modesto, mas que certamente irá aumentando à medida que esta celebração mensal se for tornando mais conhecida. Não esqueçamos que estamos em janeiro, que muita gente ainda está a trabalhar àquela hora e que é a primeira vez que isto se faz em Braga.
Infelizmente, não tive a oportunidade de participar, embora também considere que já ia sendo tempo de se organizar um evento destes nesta cidade. A cidade de Braga, na minha opinião, tem excelentes condições para vir a acolher um grande número de ciclistas em deslocações quotidianas. Por um lado, dispõe de uma geografia muito favorável, com pouquíssima inclinação. E, por outro lado, a existência de um grande número de bicicletas na cidade - as quais são utilizadas sobretudo ao domingo para actividades de lazer fora da cidade, mas que facilmente poderiam ser convertidas em veículos utilitários no meio urbano. Uma boa parte desses ciclistas de fim-de-semana vive certamente a uma curta distância do local de trabalho (5, 10, 15km...), pelo que beneficiariam das principais vantagens de deixar o carro em casa e ir de bicicleta.
Faltam, é certo, algumas condições para que o uso da bicicleta na cidade seja um pouco mais facilitado. Mas enquanto quem tem o poder de decisão não decide implementar esse tipo de medidas, é importante que os cidadãos interessados mostrem que existem, que querem usar a bicicleta, que querem uma cidade mais segura, mais silenciosa e mais agradável.
Por isso, às pessoas que tomaram a iniciativa, a quem a apoiou e, claro, a todos os participantes do evento, envio uma saudação muito especial e faço votos para que esta primeira Massa Crítica seja o começo de uma nova era na cidade de Braga.
2 comentários:
A MC de Lisboa chegou a ter menos de 8 participantes no início, e entretanto já passou as duas centenas.
Parabéns a Braga!!
Sim, também estou de acordo que Braga está de parabéns por ter finalmente a presença da Massa Crítica. E estou convencido que o número de participantes vai aumentar drasticamente ao longo dos próximos meses. :-)
Enviar um comentário