Depois da realização das primeiras edições da Massa Crítica Braga, desde janeiro deste ano, não demorou muito para que a cidade mostrasse vontade de abraçar a bicicleta como veículo de eleição. O domingo passado, decorreu no centro de Braga a segunda edição dos Encontros com Pedal, "para conhecermos mais e melhor a cidade em que vivemos e as pessoas com quem convivemos".
O lema destes Encontros é Viver Mais, partindo de bicicleta à descoberta dos recantos da cidade, sem pressas e na companhia de um agradável grupo de amigos. Porque Braga tem excelentes condições para rapidamente acolher um número crescente de utilizadores assíduos da bicicleta como meio de transporte, eventos como este têm o mérito de trazer para dentro da cidade, num contexto descontraído, muitos ciclistas que noutras circunstâncias dificilmente se aventurariam a pedalar nas ruas. Os Encontros com Pedal têm ainda o mérito de englobar ciclistas de todas as faixas etárias, dos mais pequenos aos mais idosos - porque pedalar (e conviver) é para todas as idades.
Esta nova iniciativa vem provar que Braga é uma cidade viva e com vontade de encontrar novas formas de estar e de conviver. É certo que são necessárias e indispensáveis algumas medidas importantes ao nível do urbanismo, mas a consciencialização de autarcas e outros responsáveis depende em larga medida da iniciativa dos cidadãos. É, pois, fundamental que as bicicletas saiam à rua e reivindiquem o espaço que é seu por direito. O resto virá por acréscimo...
Aos organizadores do evento, parabéns pela iniciativa! Que cada um destes Encontros com Pedal seja um espaço de estreitamento de laços entre vizinhos e amigos, bem como uma escola (para miúdos e graúdos) em termos de sensibilização para o uso da bicicleta enquanto meio de transporte útil, agradável, divertido e seguro.
(Fotos retiradas da página oficial dos Encontros com Pedal no Facebook)
1 comentário:
Depois de publicado este artigo, recebi a indicação de que afinal, esta foi já a 3ª edição do evento.
Enviar um comentário