terça-feira, 19 de abril de 2011

Bike boxes: prioridade aos ciclistas nos semáforos

Em Portugal ainda é pouco frequente encontramos nas ruas sinalização vertical e horizontal destinada a ciclistas. Comparando com o que podemos encontrar em diversas cidades europeias e americanas, ficamos com a sensação de que estamos um pouco atrás no tempo. E não são só ciclovias e placas que andamos a perder. Para o exemplificar, poderíamos recorrer aos inúmeros exemplos retirados das ruas de Amesterdão, Berlim, ou Copenhaga...

Hoje partilho convosco uma das soluções simples e pouco dispendiosas que facilitam a vida aos ciclistas em cidades como Londres, Portland, Bristol ou Nova Iorque. Pode ser que, um dia destes, os nossos autarcas, ou quem manda afinal na nossa rede viária, se decidam a aplicar algumas destas ideias...

Há quem lhes chame bike boxes (caixas de/para bicicletas), mas o nome mais formal será antes Advanced Stop Line, ou Advanced Stop Box. Com simples marcações na estrada (e eventual sinalização vertical de apoio), define-se uma área onde só podem parar certos tipos de veículos (p.ex. bicicletas), ficando estes com uma posição de arranque avançada quando o sinal muda de vermelho para verde. Ou seja, a fila de automóveis deve parar um pouco mais atrás, de modo a reservar esse espaço para as bicicletas e/ou motos.

As bike boxes estão geralmente associadas à existência de uma faixa reservada a ciclistas. A principal vantagem prende-se com o facto de aumentar a visibilidade do ciclista nos cruzamentos, reduzindo a probabilidade de colisão com outros veículos. Evidentemente, o ciclista só deverá usar uma bike box se o sinal estiver vermelho. Se estiver verde, deve seguir o fluxo do trânsito.

Uma vantagem suplementar é que os peões que atravessem numa passadeira em frente a uma bike box estarão também protegidos pela distância adicional aos veículos motorizados.

No seguinte vídeo, podemos ver como se usam as bike boxes na cidade de Nova Iorque:

Eu gosto particularmente das bike boxes verdes que foram implementadas há alguns anos na cidade americana de Portland, que me parecem ainda mais fáceis de usar pelo facto de estarem bem mais visíveis e destacadas:

2 comentários:

Sergio disse...

Uma boa ideia que duvido que funcionasse cá, dado a falta de respeito que os automobilistas portugueses têm por tudo o que seja sinalização horizontal

Victor Domingos disse...

À medida que for havendo mais bicicletas nas ruas, o respeito por parte dos automobilistas irá aumentar. É uma questão de tempo...

É preciso é que os órgãos decisores comecem a implementar medidas como esta e que as bicicletas saiam à rua no dia-a-dia. Cada bicicleta na rua representa menos um carro no caminho, tanto dos ciclistas como dos automobilistas.

Além disso, o respeito também se impõe: ainda temos Polícia, GNR e, se for mesmo necessário, temos o exército :-)