domingo, 3 de abril de 2011

O assunto polémico dos capacetes para ciclistas

Usar capacete ou não usar - e porquê. À primeira vista, parece ser óbvio que o capacete é uma mais-valia na cabeça de qualquer ciclista, podendo salvar-lhe a vida. Mas, ao contrário do que nos dita o senso comum, a investigação sobre os capacetes de ciclismo é controversa, havendo numerosos estudos que põem em causa a utilidade desses capacetes, sobretudo no contexto do ciclismo utilitário.

Por um lado, uma boa parte dos capacetes são incapazes de proteger eficazmente a cabeça de impactos violentos. Por outro lado, não só contribuem para desencorajar a utilização espontânea da bicicleta, como também tendem a incentivar comportamentos de risco - da parte dos ciclistas e dos automobilistas. Há assim investigadores que defendem que o uso do capacete pode na verdade contribuir para aumentar a probabilidade de ocorrência de acidentes com os ciclistas que os utilizam.

Trata-se de um tema aparentemente insípido, mas que tem despoletado em alguns países discussões bem acesas sobre se o uso do capacete por ciclistas deve ser facultativo ou obrigatório por lei. Em regiões onde o seu uso é obrigatório, o uso da bicicleta tende a diminuir, e os programas de aluguer de bicicletas públicas tendem a fracassar. Afinal, quem é que vai sair à rua com um capacete debaixo do braço, só para a eventualidade de decidir alugar uma bicicleta?...

No site cyclehelmets.org é possível encontrar alguma informação interessante e relevante sobre esta temática.

6 comentários:

Miguel Barroso disse...

Boa Vitor, é sempre bom ver mais gente a trazer este assunto tao controverso para a discussão. No Lisbon Cycle Chic, já o abordei umas tantas vezes - e foi sem dúvida o tema que mais controvérsia gerou.

paulofski disse...

É de facto um assunto pertinente. Pessoalmente, não dispenso o capacete nas minhas pedaladas desportivas mas já não o uso nas minhas pedaladas urbanas, no entanto incentivo o meu filho para que o use sempre. É um tema que abordarei também abordarei futuramente no meu blogue.

Arlindo Magalhães disse...

não vejo pertinência no tema, o capacete é uma obrigação porque protege. Quem aluga bicicletas pode alugar capacetes e a pessoa só tem que levar um lenço no bolso para fazer uma "touca".
Quem não anda de bicicleta por causa do capacete tem que se educar como aconteceu nos carros com o cinto de segurança.

Victor Domingos disse...

Creio que a questão é um pouco mais complexa do que parece à primeira vista. Por exemplo, tem havido estudos que mostram que os comportamentos de risco na estrada tendem a aumentar quando os ciclistas estão a utilizar capacete.

Por outro lado, sempre que se verifica um aumento do número de ciclistas a circular, tende a haver uma maior segurança na estrada para quem circula de bicicleta (provavelmente, porque a maior visibilidade dos ciclistas se traduz numa maior consciencialização dos motoristas). Daí que medidas que desencorajam o uso da bicicleta podem ser contraproducentes em termos de segurança.

Um outro dado interessante é que boa parte dos capacetes para ciclistas não são tão eficazes quanto se costuma pensar a proteger a cabeça dos ciclistas de impactos fortes.

Pessoalmente, concordo com o Paulofski. O capacete deve ser imprescindível em atividades desportivas ou na prática acrobática (BMX, downhill, etc.), mas em deslocações urbanas a prioridade é antes tornar as ruas seguras. Isso passa mais por reduzir velocidades de circulação, ajustar código da estrada no que se refere a prioridades, etc. Deste modo, aumentamos a segurança não só para os ciclistas, mas também para os peões (que não devem nunca ser esquecidos) e, claro, os próprios automobilistas.

André Belletti Romero disse...

Na minha opinião, esta história de que as atitudes de risco aumentam com o uso do capacete só se dá com os ciclistas imprudentes. Não é pq um motorista vai usar cinto que ele vai fazer barberagens no trânsito certo? Não é pq o motociclista usa capacete que ele vai sair costurando no trânsito certo? não é possível fazer esta ligação. Concordo que é extremamente necessário uma adequação da cidade ao ciclista, mas é também extremamente necessária ao ciclista a utilização do capacete como instrumento de segurança!!

Victor Domingos disse...

"Não é pq um motorista vai usar cinto que ele vai fazer barberagens no trânsito certo?"
- Mas muitos motoristas fazem barbaridades na estrada, com a ilusão de que a carcaça de metal os protege de tudo o que possa acontecer. Mas quanto aos ciclistas, eis o que diz pelo menos este estudo, feito na Noruega:
http://cyclehelmets.org/1207.html?NKey=60

"Concordo que é extremamente necessário uma adequação da cidade ao ciclista"
- Sem dúvida!, mas não só aos ciclistas - também aos peões, que são tanto ou mais maltratados nas ruas. Muitas das medidas que beneficiam os peões também beneficiam os ciclistas (por exemplo, regras de acalmia de trânsito, limites à circulação automóvel no interior das cidades, etc.). E a verdade é que tanto os ciclistas como os motoristas são peões assim que saem de cima ou de dentro dos seus veículos, pelo que todos saímos a ganhar :-)

"mas é também extremamente necessária ao ciclista a utilização do capacete como instrumento de segurança!!"
- Tenho as minhas dúvidas, depois ler alguns artigos sobre o tema, como por exemplo este:
http://cyclehelmets.org/1052.html
ou este: http://cyclehelmets.org/papers/c2023.pdf
ou este: http://cyclehelmets.org/1209.html