sábado, 2 de abril de 2011

Voluntários da MUBI ajudam ciclistas menos experientes a pedalar na cidade

A MUBI - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta acaba de lançar em Lisboa a iniciativa Bike Buddy, com o objetivo de ajudar os ciclistas menos experientes a começar a pedalar na cidade.

O projeto Bike Buddy funciona em regime de voluntariado e conta já com a colaboração de 16 voluntários, todos eles utilizadores habituais da bicicleta como meio de transporte. A ideia consiste em colocar à disposição de cada ciclista um bike buddy, isto é, um utilizador experiente de veículos de duas rodas disponível para ajudar a selecionar os melhores percursos e a acompanhá-lo nas suas primeiras deslocações na cidade.

Espera-se assim ajudar as pessoas a vencer o medo do trânsito automóvel, ensinando as competências necessárias para que os novos ciclistas possam circular com segurança nas ruas de Lisboa.

A iniciativa arrancou ainda esta semana em Lisboa, mas já se fala na possibilidade de a alargar a outras cidades, se for possível reunir voluntários em número suficiente.

É bom ver a comunidade a organizar-se de forma a prestar apoio prático a quem dele precisa. É muito frequente falarmos com pessoas que nos dizem "eu também devia deixar o carro e ir de bicicleta", mas que em última análise têm receio de enfrentar o trânsito automóvel, o cansaço das subidas ou, simplesmente, o desconhecido.

Parabéns à malta da MUBI por esta excelente iniciativa!

Nota: Saiu ontem notícia sobre este projeto no Público.pt e anteontem no Sapo Notícias (via Lusa).

Sem comentários: